Historial
CLUBE ESCOLA DE TÉNIS DE OEIRAS
Instituição de Utilidade Pública (DR nº 118 - II Série de 22.01.83)
1977
Sendo, desde a sua criação, uma referência do ténis nacional, o CETO surgiu em 1977, com instalações no actual pólo de St. Amaro de Oeiras, sempre vocacionado para o ensino e prática do ténis, embora tenha proporcionado aos seus associados outras actividades desportivas ligadas à manutenção da condição física e de carácter recreativo e cultural.
Dentro destas últimas, organizou-se a "Rotação - pares sorteados", um convívio tenístico que tem lugar aos sábados à tarde e aos domingos de manhã e que chegou a contar com mais de duas dezenas de sócios.
No inicio a Escola contava apenas com dois professores - Leonor Peralta, várias vezes Campeã Nacional e Raul Peralta, antigo campeão argentino - e cerca de 150 alunos, com idades compreendidas entre os 7 e 18 anos; volvidos apenas dois anos, o número de alunos subiu para 250 e foi criada uma classe de Competição.
1987
Em 1987, fruto da acção e grande empenho dos Dirigentes e Sócios do Clube e com o apoio da CMO, foi construído o complexo da Alameda Conde Oeiras, com 9 campos, seis de pó de tijolo e 3 de piso rápido (hoje de relva sintética) e um edifício sede com múltiplas salas onde se encontram os serviços de gestão do Clube e da Escola de Ténis, vários espaços de ginásio, uma zona de restaurante/bar, balneários, loja de desporto e ainda, na zona das bancadas, espaços para armazenamento. Com estas novas infra-estruturas o número de alunos aumentou substancialmente, alcançando quase os 500 em 1989, o quadro de professores cresceu e foram redimensionadas as classes de Ensino e Competição.
1989
Em1989 o quadro de professores cresceu e foram redimensionadas as classes de Ensino e Competição.
2000
Em 2000 e após um período conturbado na vida do Clube, factores de ordem interna e externa determinaram uma redução acentuada do número de alunos da escola de ténis. Foi então decidido fazer a sua concessão a João Cunha e Silva, um dos melhores jogadores portugueses de sempre a nível nacional e internacional. Com reconhecida competência na modalidade, no plano técnico, no ensino, na preparação e treino para competição, João Cunha e Silva reorganizou e modificou o funcionamento e a estrutura da Escola que se passou a denominar Escola CETO/João Cunha e Silva.
2008
Em 2008, com o apoio da C.M.Oeiras, foi concretizada uma intervenção importante no edifício sede, que contemplou a requalificação dos balneários e a criação de várias salas no piso térreo.
2012
Passados 12 anos, João Cunha e Silva continua à frente da nossa Escola, a formar grande quantidade de jovens e a treinar excelentes jogadores, alguns dos quais com resultados muito significativos em provas ATP. De entre os muitos e excelentes jogadores de ténis que a Escola do CETO formou, desenvolveu e aperfeiçoou, destacam-se pelos seus resultados relevantes tanto a nível nacional como internacional: Tânia e Emanuel Couto, Patrícia Valadas, Marta e Martim Peralta, Sofia Prazeres e mais recentemente, Frederico Gil, Rui Machado … O Clube e a Escola CETO/João Cunha e Silva são responsáveis pela organização de múltiplos torneios da modalidade, que decorrem nas nossas instalações, distinguindo-se 3 provas do Calendário Oficial de grande referência Nacional, o "Open Juvenil de Oeiras", o "Open de Oeiras" e o "Torneio Legrand" para veteranos, abrangendo todos os níveis etários de competição e ainda o "Open de Veteranos", prova incluida no calendário da Fed.Port. de Ténis. Realizam-se igualmente vários torneios sociais ao longo do ano, com configurações muito diversas, de singulares e pares, envolvendo cada vez mais participantes e atraido tenistas ao Clube.
2017
Em 24 Junho de 2017, foram inaugurados pelo Sr. Presidente da CMOeiras, Dr. Paulo Vistas, a cobertura e o novo piso dos campos cobertos do Polo de St.Amaro.
Actualmente
Actualmente as instalações do CETO albergam um conjunto complementar de actividades e serviços concessionados: Ceto Padel, Ginásio Palmeiras, o restaurante Tugas (em Nova Oeiras e no Polo de St.Amaro), loja de desporto e gabinete de fisioterapia (no Polo de St. Amaro).
Esta é a breve História do CETO, um clube aberto e dinâmico, que continua na primeira linha do Ténis Nacional, cada vez mais empenhado nas actividades que proporciona aos seus associados e à população do concelho de Oeiras.